quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher


É hoje! 

Dia 8 de março é o dia internacional da mulher. Minha sincera e carinhosa homenagem a todas as mulheres do mundo. E para não passar em branco, eu dedico esse post a todas vocês.

Todas as vezes em que paramos para conversar, sempre sobre a bíblia ou igreja, Deus sempre nos concede grandes momentos de aprendizados em Sua presença. Em um desses momentos com alguns amigos, o Senhor me abriu os olhos para uma verdade, e é sobre essa verdade que gostaria de falar hoje.

Os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis nos fala sobre a criação do mundo e origem da humanidade. A bíblia nos mostra que é um livro fantástico desde o início, pois, se bem analisarmos apenas o capítulo 1 e 2 do primeiro livro bíblico encontraremos lindas e impactantes verdades. Uma delas é a perfeição da criação de Deus. Isso mesmo, perfeição. 

Toda a criação é obra de um Deus perfeito, e um Criador perfeito faz criações perfeitas. O homem era perfeito, até se corromper e cair por causa do pecado. Tinha o livre arbítrio conferido por Deus, mas, escolhendo o homem desobedecer os preceitos divinos, deixou a perfeição. Mas, digamos assim, o homem, assim que saiu da "fábrica" era bom. Apenas para ilustrar essa perfeição, todo fim de tarde Deus visitava o homem (Gn 3.8), e somente pessoas perfeitas poderiam estar na presença de um Deus perfeito.

Mas voltando ao assunto, ao final de cada nova parte da criação, o Senhor olha bem para a sua "obra prima" em fase de produção e diz: "... ficou bom" a cada ornamento acrescido (Gn 1.3,9,12,18,27). E quando viu tudo pronto, completo, perfeitinho e funcionando em plena harmonia, Ele fala mais uma vez, agora com mais enfase: "... viu tudo que havia feito, e tudo havia ficado muito bom." (Gn 1.31).

Tudo que Deus fez, Ele mesmo considerou que era bom. Mas havia uma única coisa nessa narrativa da origem da humanidade que o Senhor não considerou como bom. No capítulo dois, a bíblia relata mais uma vez a criação, mas agora com sua atenção voltada mais especialmente para a criação do homem. O Senhor passa todas as instruções a Adão sobre suas obrigações, sobre o que podia e não podia fazer no jardim do Éden, mas percebe o homem triste, cabisbaixo e pensa:

"... Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhes corresponda".
Gênesis 2.18 

Deus, com seu infinto amor, concede o primeiro presente a Adão. Algo nunca antes visto por ele. Algo que nem mesmo Adão saberia pedir se lhes fosse perguntado o que ele gostaria de ganhar. O Senhor transformou a única coisa que não era boa, em algo muito especial. Deus criou a mulher (Gn 2.21,22).

Tão grande foi a alegria do primeiro homem em ter uma companheira que a primeira canção composta na terra teve como tema a primeira mulher:

"Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher porque do homem foi tirada" 
Gênesis 2.23

Um Deus perfeito toma atitudes amorosas para com o homem e tornar algo que não é bom em algo mais do que especial (Adão que o diga, hein?). O que quero mostrar é que, o plano de Deus se completa com a chegada da mulher na criação. Não interessa em que momento ela chegou nem de como ela foi criada. O importante é que ela chegou e faz parte do projeto de Deus. Deus tomou a mulher do lado do homem - para ser sua companheira; não do calcanhar do homem - para ser sua escrava.

Enfim, a criação perfeita de um Deus perfeito, aos olhos de um primeiro homem perfeito, ficou mais perfeita ainda com a chegada de uma mulher perfeita.

Hoje o dia é das mulheres, mas desde o início da humanidade, quem sempre saiu ganhando o presente, sem dúvida alguma, fomos nós homens. Parabéns a todas as filhas de Eva. 

6 comentários:

  1. Me emocionei amigo. Principalmente quando no fim vi que o texto era seu. Obrigada pela homenagem. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lelinha!

      Tudo seja para honra e glória de Deus, pois apenas falei o que o Senhor tem mostrado a mim e me feito sentir.

      Fica na paz e beijo!

      Ass: Yuri Soares

      Excluir
  2. Gostei. Que bom seria que cada ser pudesse reconhecer o valor que cada um tem, e trabalharmos um em prol do bem do outro , sem pensar nem dar enfase para o egoísmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Anônimo(a)!

    Realmente, seria maravilhoso isso, mas isso só ocorrerá de uma forma, quando todas as pessoas reconhecerem a soberania de Cristo em suas vidas. Dessa forma, o amor ao próximo será maior do que o egoísmo tão presente em nosso meio.

    Deus te abençoe.

    Ass: Yuri Soares

    ResponderExcluir
  4. Aaaaah! Yuri, que lindoo. Amei suas palavras. Tomara que todos os homens nos enxerguem assim como você.
    Amo tu, amigo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus, Naama!

    Me alegro em ver que você gostou. Se todos os homens não perceberem esse valor não importa, o importante é vocês saberem do valor que tem (Pv 31.10).

    Beijos, XD

    Ass: Yuri Soares

    ResponderExcluir