O verdadeiro cristão sente fome da palavra de Deus, e se isso não acontece algo certamente está errado. Jovens, velhos, homens e mulheres que e estão realmente buscando mais intimidade com o Senhor, sempre sentem um enorme desejo em conhecer mais a Deus, e conhecer a fundo, não apenas em um nível superficial.
Infelizmente, para muitos, não há possibilidade nem condições de frequentar uma escola teológica por razões diversas como tempo e dinheiro. Mas, mesmo sem o grande auxílio de uma instituição bíblica esse anseio em conhecer mais o nosso Deus não pode ser aplacado. Se temos o ardor em buscar conhecimento dEle, temos tudo. Tudo mesmo, pois temos o melhor material didático que existe, que é a bíblia e o professor é simplesmente o autor do material e está muito mais interessado em ensinar do que você estar em aprender, ele é o Espírito Santo, o melhor Mestre que poderíamos ter.
Mas, ok. Tenho o desejo de aprender, tenho o melhor professor e tenho o melhor material didático (uma caneta e um caderno para anotações também são muito úteis), mas como eu começo a estudar?
Antes de mais nada, oração é o início de tudo. Peça a Deus para abrir seus olhos para enxergar verdades antes não vistas, abrir sua mente para entender a Sua boa e agradável vontade e abrir seu coração para aplicar o que aprendemos em nossas vidas. Devemos nos esvaziar de nós mesmos, para que exista mais espaço para que Deus possa encher nossas vidas da Sua presença. Se quero conhecer a Ele, nada melhor do que deixa-lO falar sobre Ele mesmo, não acha?
Para ilustrar um método de estudo eficaz, trago o exemplo de um homem que entregou sua vida a estudar e conhecer a bíblia a fundo: o Pastor A.W.Pink. Abaixo está um breve e resumido exemplo de como se iniciar a estudar a bíblia.
“Nos meus primeiros anos eu assiduamente segui este triplo caminho:
Em primeiro lugar, eu lia toda a Bíblia três vezes por ano (oito capítulos do Antigo Testamento, e dois do Novo Testamento diariamente). Eu constantemente perseverei nisso durante dez anos, a fim de me familiarizar com o conteúdo, que só pode ser alcançado através de consecutivas leituras.
Em segundo lugar, eu estudei uma porção da Bíblia a cada semana, concentrando-me por dez minutos (ou mais) todo dia na mesma passagem, pensando na ordem dela, na ligação entre cada afirmação, buscando uma definição dos termos importantes, olhando todas as referências marginais, procurando seu significado típico.
Terceiro, eu meditei sobre um versículo a cada dia, escrevendo-o sobre um pedaço de papel na parte da manhã, memorizando-o, consultando-o em alguns momentos ao longo do dia; pensando separadamente em cada palavra, pedindo a Deus para revelar para mim o seu significado espiritual e para escrevê-la no meu coração. O versículo era o meu alimento para aquele dia. Meditação é para a leitura como a mastigação é para o comer.
Quanto mais alguém seguir o método acima mais deve ser capaz de dizer:
‘A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. [Sl 119: 105].’“
- A.W. Pink
Agora que você leu o texto e o exemplo do Pr Pink, você pode muito bem criar seu método de estudo próprio. Deixe sua criatividade rolar e você vai ver o quanto Deus tem pra te ensinar.
Espero que tenha esse humilde texto sido de alguma ajuda para vocês.
Saudações cordiais em Cristo Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário