terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sal da Terra e Luz do Mundo (Parte 1)



Vós sois sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Mateus 5: 13.


Irmãos, hoje o estudo será sobre como está a nossa vida fora de Igreja! Como assim?


Jesus afirma na palavra Dele que nós somos SAL DA TERRA, mas faça uma reflexão de você próprio. Você anda sendo realmente o sal da terra, que tempera terra, ou é como um sal insípido que só presta para ser jogado fora?

Mas antes de responder a essas perguntas, nós precisamos entender o que significa ser "sal da terra".


O sal antigamente, era usado para quase tudo, proteger alimentos, logo após os partos das crianças com fins "medicinais" e etc. E na bíblia, o sal aparece como simbolo de FIDELIDADE. Enfim, e hoje, como seria ser verdadeiramente o SAL DA TERRA?


O sal serve para temperar certo? e o que isso significa para nós? Uma pessoa temperada com o sal, é aquela pessoa que toma a ATITUDE CERTA, na HORA CERTA, e na MEDIDA CERTA!  Não é aquela pessoa que fala o que quer, a hora que quer, e do jeito que quer, não, a pessoa temperada com sal, é influenciada pelo Espirito Santo, para que na hora em que ela tiver que agir, ela aja, mas com a atitude certa, na hora certa, e na medida certa. Com as palavras certas, com o temperamento certo.


Outra coisa que chama a atenção: "Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.". O sal para ser jogado fora precisa estar insípido, sem o tempero, ou seja, sem sabor. Depois ele é lançado fora, ou seja, perde seu valor, tudo aquilo que num tem valor para nós, nós jogamos fora. Logo após perde o seu lugar. Como assim!? Vou citar um exemplo, um fone de ouvido. Você compra um fone de ouvido e começa a usá-lo, há aquela sensação boa né, quando o objeto é novo, daí com o passar do tempo e por onde e como você usa o fone, ele vai perdendo a qualidade de áudio que ele te proporcionava, nesse caso é como se fosse, comparado com o sal, perdendo o gosto, o tempero, o sabor. Após isso, ele começa a falhar, a cortar o áudio e afins, vai perdendo o valor dele, vai se desgastando e degradando. Depois ele para finalmente de funcionar. Logicamente que você num vai querer mais ele. Vai jogar fora, e comprar outro, ou seja, ele perdeu o seu lugar.


E por último, " ser pisado pelos homens". Isso significa o fim da honra. Você não tem mais honra perante as pessoas. Um exemplo: Quando uma pessoa que estava no Evangelho se desvia, as pessoas que conheciam ela como crente, comentam assim: Olha lá, tal pessoa era crente e olha só como ela tá. Ou seja, a pessoa perdeu a honra perante determinadas pessoas.

Por isso que o crente tem que ser o sal da terra, porque? O crente "sal da terra" é uma pessoa temperada, sabe o que falar, como falar, quando falar, sabe medir as palavras, é guiada pelo Espirito Santo, e num sai falando qualquer coisa, para qualquer pessoa.

Por isso irmão, aja como sal, que tempera tudo aquilo em que toca. Seja o tempero na vida das pessoas, pelas suas palavras, atos, e ações.


"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Colossenses 4:6 


Que Deus te abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário