terça-feira, 27 de março de 2012

Os Perigos Que Cercam a Vida de Um Cristão (Parte 1)

Há muitos perigos que rodam nós cristãos, tanto como o mundo em si, o diabo, nosso adversário e nós mesmos! Então hoje nós iremos abordar os perigos que provem da nossa carne contra nós mesmos! " Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. " Mateus 26:41


1. Orgulho: O Orgulho no seu sentido prejudicial significa soberba e arrogância. A pessoa sempre vai querer ser "maior" do que você .  Até mesmo os discípulos de Jesus discutiram sobre quem entre eles era o "maior". " E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. " Marcos 9:33-37
E Paulo, para evitar que ele se "auto-exaltasse", o diabo foi perturbar a Paulo, com um espinho na carne, para que ele não se achasse o "superior" de tudo e todos. " E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. " 2 Coríntios 12:7-10
No livro de Timóteo, Paulo nos adverte: " Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. " 1 Timóteo 3:6. Ele nos adverte para que nós não sejamos como os novatos, sem experiência, que se enchendo ou "se achando mais do que os outros" caia nas armadilhas do diabo. 


2. Avareza: Significa ganância, um apego excessivo em coisas materiais e dinheiro. Jesus se deparou com um avarento: " E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. " Lucas 12:13,15.
" Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele. E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação." Lucas 16:10-15. 
Deus ABOMINA a avareza! Paulo nos adverte também contra a avareza: " Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. " Colossenses 3:5. "
 " Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento." 1 Timóteo 3:3. 

E Paulo ainda lança uma palavra mais forte ainda dizendo que os avarentos não herdarão o Reino dos Céus: " Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6:10. 


3. Soberba Espiritual: É aquela pessoa que se acha "mais qualificada" perante Deus, ou como dizem comumente de o "Santarrão", ou a "Santarrona". Pessoas que "jogam" na cara a "Espiritualidade" delas. É semelhante a pessoa orgulhosa. 
" Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." 1 João 2:16
" Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15.
E Paulo nos diz o porque nós não devemos nos ensoberbecer. " E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco! Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos." 1 Coríntios 4:6-13


4. Preguiça: É aquela pessoa que evita a famosa "fadiga". Ela não quer fazer nada, seja pra ela mesma ou para Deus, fica estagnada. No livro de Provérbios, é cheio de advertência contra a preguiça.
" Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio."  Provérbios 6:6
" Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam." Provérbios 10:26. O Preguiçoso causa angustia, peso na alma de quem manda ele executar algo.
" A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta." Provérbios 13:4
" A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome."  Provérbios 19:15
" Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem."  Provérbios 26:14-16


Que essas palavras veiam a ser um motivo de reflexão para vocês, será que nós estamos ou não enquadrados nestes quesitos perigos? Se estivermos, vamos pedir para que Deus nos mude, e vamos tomar uma posição diante disso! 


Que Deus abençoe vocês! Paz e Graça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário